Equipe da força-tarefa da UFSC informa sobre a realização de exames para Covid-19
De acordo com nota oficial divulgada no site da UFSC (https://noticias.ufsc.br/2020/04/pesquisadores-da-ufsc-informam-sobre-a-realizacao-de-exames-para-covid-19/), desde o dia 20 de março, os pesquisadores da universidade articularam junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (LACEN/SES/SC) para atuarem como voluntários na realização dos exames para o diagnóstico da Covid-19.
No entanto, devido a intermitência e demora no fornecimento dos kits de diagnóstico pelo LACEN a atividade voluntária da UFSC foi comprometida.
Durante esse período os laboratórios da UFSC adequaram suas infraestruturas para a recepção das amostras, para a realização das extrações de RNA (material genético do vírus) e para os ensaios de diagnóstico pela técnica denominada RT-PCR em tempo real. Ainda, nesse período, houve troca de informações técnicas quanto aos procedimentos necessários para o diagnóstico da Covid-19.
Na primeira etapa, o LACEN entregou à UFSC, no dia 26 de março, amostras e kits diagnósticos. Os resultados foram enviados ao LACEN no dia seguinte. Nos últimos dias houve intenso trabalho pelas equipes da UFSC em otimizar a disponibilidade e uso de equipamentos para os diagnósticos e intensa busca por alternativas diagnósticas baseadas na mesma metodologia utilizada pelo LACEN, frente à carência de insumos e kits no Brasil.
A equipe relata que atualmente a realização dos testes está concentrada no LACEN em virtude da carência de quantitativo de kits. Essa carência é resultado da baixa escala de produção e/ou oferta dos kits para atender a demanda emergencial, fato que já foi amplamente divulgado na mídia pelo Ministro da Saúde e pelo Secretário Estadual da Saúde de Santa Catarina.
A equipe da força-tarefa da UFSC se reuniu com a Direção do LACEN do dia 3 de abril e reafirmou sua posição de instituição voluntária no diagnóstico da Covid-19, estando plenamente mobilizada e pronta a realizar os exames tão logo seja regularizado a recepção de kits para diagnóstico da Covid-19 e seja possível seu repasse à UFSC.